terça-feira, 4 de maio de 2010

DEM entra com mais duas ações de campanha antecipada no TSE contra Lula

Na comemoração do Dia do Trabalhador, Lula foi acusado por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff

O DEM entrou nesta terça-feira com mais duas representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, por propaganda eleitoral antecipada.

O partido acusa Lula de ter feito propaganda eleitoral em prol de Dilma no evento realizado em São Paulo pela Força Sindical e a CGBT (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), no último sábado, em comemoração ao Dia do Trabalho.

Na ocasião, após falar sobre sua administração, Lula disse: “ Eu quero que quem venha depois de mim – e vocês sabem quem eu quero – saiba que tem que fazer mais e fazer melhor, e fazer muito mais”. Segundo o partido, essa fala do presidente configurou antecipação da campanha da pré-candidata.

Na ação, o DEM ainda argumenta que o evento foi parcialmente custeado com dinheiro de estatais federais e da Força Sindical. O partido alega que a central sindical não pode financiar campanhas eleitorais, uma vez que arrecada contribuição sindical de natureza obrigatória.

Na segunda representação, o DEM argumenta que houve propaganda eleitoral pró-Dilma em evento do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, também no 1° de Maio. A Lei Eleitoral proíbe propaganda antes do dia 5 de julho de cada eleição e estabelece multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil em caso de descumprimento.

Na segunda-feira, o DEM havia protocolado no TSE duas ações, por propaganda eleitoral antecipada, contra Lula. Em uma delas, o partido acusa o presidente de ter feito campanha em evento da CUT (Central única dos Trabalhadores) e, na outra, diz que o presidente usou o pronunciamento do Dia do Trabalho, em rede nacional, para defender a candidatura de Dilma.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário